Como estou organizando as minhas metas de 2017

large-2

Alguém sabe me informar em qual momento eu dormi? Gente, já estamos quase no meio de janeiro! Como assim Brasil? Essa rapidez dos dias me fez refletir sobre como eu quero levar a minha vida e meus objetivos em 2017. Ano passado, não foi um ano de grandes realizações para mim. Não quer dizer que foi ruim, mas poderia ser muito mais interessante se eu tivesse me esforçado mais. Por isso, decidi mudar a estratégia para cumprir minhas metas desse ano. Estou aplicando o esquema SMART, em que a meta tem que ser detalhada da seguinte forma:

  1. Ser Específica (Specific). Por exemplo, você não pode ter como meta “comprar um carro”. A meta deve ser descrita como “comprar um Honda Civic, preto, 2017, automático, completo, à vista, em agosto”. Sua meta deve ser a mais específica possível!
  2. Mensurável (Mensurable). Como você vai saber se está chegando perto de cumprir a meta ou se está atrasada? No caso do carro, você precisa saber quanto custa o carro. Se ele custa, por exemplo, 80 mil reais. Quanto você precisa juntar até  agosto para conseguir alcançar a meta?
  3. Alcançável (Achievable). Esse item é o que as pessoas mais erram. E podemos tomar como exemplo o item anterior. Pensando hipoteticamente, se você tem um salário de R$2.000 líquidos e tem somente R$20 mil reais na poupança, responda: Como conseguirá comprar um carro que vale R$ 80 mil em oito meses? Só se ganhar em sorteio ou na loteria, não é mesmo? Pense sempre: a meta tem que ser alcançável! Não adianta eu querer juntar dois milhões em dois meses, que o máximo que vou conseguir é  me frustrar.
  4. Relevante (Relevant). Para termos gás para correr atrás da meta, a coisa precisa ter um sentido para nós. Por que eu quero um Honda Civic preto? Porque eu gosto? Porque eu acho bonito? Porque é mais confortável? Ou porque minha namorada ou namorado acha bonito? A meta tem que ser importante para VOCÊ.
  5. Prazo (Time). Sua meta tem que ter um prazo! No nosso exemplo, o prazo para comprar o carro é até agosto.

Se você conseguir encaixar a meta dentro desses cinco itens, com certeza ela será realizada! Manter o foco e nunca desanimar é muito importante também.

Outra coisa que estou adotando é: Não fale as suas metas para ninguém! Estudos comprovam que toda vez que você fala sua meta, ela não acontece. Portanto, só vamos falar sobre a meta quando ela estiver com o check verdinho!